Atualização em 20/03/2012:
- blog WORLD VISION apresenta a situação de milhares e milhares de crianças no norte de Uganda. O LRA se foi, porém os mosquitos e as doenças permanecem como os grandes assassinos. Esclarece como é possível ajudar na prática estas crianças e alerta para países que utilizam suas crianças como soldados e obtém ajuda militar dos EUA. São estes: Chade, República Democrática do Congo, Somália, Sudão do Sul e Yêmen. Outro país que utiliza crianças como soldados é Mianmar.
- reportagem da CNN - Mysterious nodding disease debilitates children dá conta que mais de 3.000 crianças do norte de UGANDA sofrem de uma doença semelhante à epilepsia. Não se conhece a origem e a cura para esta doença que está se alastrando. A criança sob ataque da doença balança a cabeça seguidamente, demora horas para voltar ao normal e vai perdendo capacidade mental.
Atualização em 19/03/2012:
- artigo do OPERA MUNDI faz análise histórica mais acurada da atuação do LRA e situação atual.
- quadro DETETIVE VIRTUAL do Fantástico/Rede Globo divulga que operações do LRA em Uganda ocorreram há 10 atrás e coloca dúvidas sobre a efetividade da campanha e da honestidade/transparência da ONG que o promove.
2 comentários:
Artigo do jornalista Nicholas D. Kristof sobre comentários a respeito da campanha e do vídeo sobre o Kony:
http://www.nytimes.com/2012/03/15/opinion/kristof-viral-video-vicious-warlord.html?src=tp&smid=fb-share.
Outro ex-líder de milícia no Congo será condenado a pena máxima pelo Tribunal Penal Internacional. Thomas Lubanga recrutava crianças para a guerra entre 2002 e 2003. Mais em http://www.estadao.com.br/noticias/internacional,tpi-pedira-pena-proxima-da-maxima-para-lubanga,848767,0.htm.
Postar um comentário